sexta-feira, 27 de março de 2015

O que é adoção?

Recorte do artigo "Adoção tardia, o que motiva esta escolha?"Autora Nadaby Pites

           
            Adoção vem do latim adoptar que significa escolher, perilhar, dar o seu nome a , optar, ajuntar, desejar, "tomar alguém como filho" (Dicionário de Latim, 2007).
            Para Souza (2011, p. 13) a adoção
Não se trata de “escolher” uma criança, mas de escolher a “decisão” de se tornarem pais de uma criança que está apta para adoção. Na verdade “adoção é doação”. É um exercício de amor. Quem adota se torna pai\mãe de uma criança ou adolescente com a intenção de amá-la e construí-la para exercer sua cidadania.
                         
            Quando citado “adoção é doação” resume a responsabilidade que as famílias que adotam têm com os meus futuros filhos. Há uma doação de carinho, de atenção, de tempo, de compreensão de ambos os lados, mas principalmente da família que adota, na qual espera por esse momento a bastante tempo.
            É regulamentado pelo Código Civil e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina claramente que a adoção deve priorizar as reais necessidades, interesses e direitos da criança/ uma criança para uma família. “A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos” (BRASIL, 1990, p. 20).
            Na cartilha “Adoção passo a passo” lançada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB, 2008), pela campanha Mude um Destino, tem como intuito principal esclarecer e derrubar mitos sobre a adoção no Brasil. A cartilha explica desde o porquê uma criança ou adolescente vão para a adoção a como essa mesma é adotada.


Bibliografia:

Associação dos Magistrados Brasileiros – (AMB) . Adoção passo a passo: adoção crianças criança e adolescentes no Brasil. 2008

DIVERSOS, Autores. Dicionário Latim Português. Porto Editora. 2007

BRASIL, Estatuto da criança e adolescente. Lei nº8.069 de 13/07/90. São Paulo. 1990.


SOUZA, Hália Pauliv de. Adoção O amor faz o mundo girar mais rápido. Curitiba Juruá. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário